Luizinho coordenador de Plenária Nacional de Conselho de Saúde e o Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais Antônio Jorge de Souza Marques (ao centro).
Ocorrido entre os dias 8 e 11 de novembro, em Brasília, o Seminário Nacional de Atenção Primária em Saúde e sobre as Relações Público-Privado no SUS (Sistema Único de Saúde). No evento foram apresentados e debatidos temas relacionados à atenção primária e os serviços básicos de saúde no país, além dos desafios de se estabelecer uma relação harmônica entre serviços públicos oferecidos por instituições privadas no SUS.
Do município de Ubá representando o Conselho Municipal de Saúde esteve presente o vice-presidente Luiz Antônio Pereira (Luizinho), segundo ele, o seminário não trouxe novidades e relatou que o problema da atenção primária atinge todos os municípios. “Para resolver a situação seria preciso que todos os seguimentos se unissem para fossem obtidos resultados melhores nos serviços básicos de saúde”, afirmou.
Luiz fez intervenção durante debate e falou sobre a falta de punição para médicos e funcionários da saúde que não cumprem com suas obrigações, principalmente a carga horária, exposta de acordo com a portaria GM 648. Disse ainda que falta mais envolvimento desses profissionais e destacou os médicos. "Se os médicos reclamam que não há posssibilidade de cumprir as 8hs diárias, então que seja modificada a portaria, pois, se todos os orgãos envolvidos e o próprio Ministério da Saúde sabem que isso não é cumprido, nós conselheiros gostaríamos que todos cumprissem a lei", comenta.
Participaram do evento cerca de 300 pessoas, provenientes dos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de saúde, Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde), Cosems (Colegiado de Secretários Municipais de Saúde, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde, secretarias municipais de saúde, representantes dos municípios, fórum de usuários da saúde, fórum de trabalhadores de saúde, coordenadores de plenária, Ministério Público da União, Supremo Tribunal Federal, Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União e Palestrantes.
Luizinho fala para os palestrantes durante o debate.
2 comentários:
Bacana o blog do cms ter voltado a funcionar, é muito importante para informar a população.
Parabéns ao Conselho Municipal de Saúde por ter reativado seu blog, é muito importante para a população saber como está sendo discutido a Saúde em nossa cidade!!!
Ass: Wallace
Postar um comentário