Aconteceu ontem dia 10 de junho de 2008 a reunião do Conselho Municipal de Saúde de Ubá-MG, que são realizadas sempre nas segundas terça feira de cada mês, as reuniões do conselho são realizadas sempre no Salão Vermelho da prefeitura, com exceção dessa, que infelizmente ao chegarmos no salão o mesmo se encontrava ocupado com vários documentos espalhado sobre a mesa e nos bancos, procuramos saber o que estava acontecendo fomos informado que os funcionários da prefeitura, estavam usando aquele espaço para separar documentações e que não seria possível o conselho reunir naquele local, sendo que este local é reservado e agendado anualmente para a realização das reuniões deste conselho, diante desta situação o conselheiro de saúde Vicente Paulo Pinto nos ofereceu a sede social do Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá para nós reunir-mos, desde já agradecemos a diretoria do SindRural. Após o convite os conselheiros se dirigiram para a sede do SindRural e foi realizada a reunião do conselho. Iniciou-se a reunião, a mesa passou os informes do mês, fez leitura de correspondências e ata. Mas o tema principal era o pronunciamento da secretária municipal de saúde em cumprimento da Quarta diretriz item X da Resolução 333 do Conselho Nacional de Saúde, que diz o seguinte: A cada três meses deverá constar das pautas e assegurado o pronunciamento do gestor das respectivas esferas de governo, para que faça prestação de contas em relatório detalhado contendo dentre outros, andamento da agenda de saúde pactuada, relatório de gestão, dados sobre o montante e a forma de aplicação dos recursos, as auditorias iniciadas e concluídas no período, bem como a produção e a oferta de serviços na rede assistencial própria contratada ou conveniada, de acordo com o artigo 12 da Lei n.º 8.689/93, destacando-se o grau de congruência com os princípios e diretrizes do SUS.
A mesa passou a palavra para a secretária municipal de saúde Srª. Dulcinea Thinassi Perini, que no inicio de sua fala se defendeu de alguma criticas feita a ela na reunião anterior, e colocou para os conselheiros que ela sempre fez parte do conselho e raramente falta as reuniões e exatamente na reunião que ela não pode participar e que surgiu alguns comentários a seu respeito e que ela não compareceu a reunião justificou sua ausência e ainda encaminhou 2 profissionais para expor sobre o assunto Atenção Básica, mas os conselheiros entenderam que foi inversão de pauta, que na verdade no seu entendimento não se tratava de inversão e sim de seguir a pauta da reunião. O presidente do conselho falou que não iria discutir a defesa da secretária municipal de saúde. Seguindo em sua fala a secretária informou que assumiu a secretaria municipal de saúde de Ubá recentemente e que poderia estar respondendo algumas perguntas dos conselheiros, houve vários questionamentos e foram respondidos todos inclusive sobre a estrutura do conselho, a secretaria esta disponibilizando 2 salas para o conselho e dentro de poucos dias irá fazer a contratação de um agente administrativo para trabalhar no conselho, inclusive a secretaria informou que já encaminhou uma mesa para a ouvidoria depois de ver a situação precária que se encontrava a condições de trabalho e atendimento do ouvidor municipal de saúde de Ubá.
O presidente do conselho convidou o Dr. João de Paulo (dentista) para falar sobre o CEO (Centro de Especialização Odontológica) Dr. João fez as suas explicações sobre o referido assunto respondendo as perguntas dos conselheiros.
Na minha avaliação essa reunião foi melhor do que o esperado teve uma grande participação dos conselheiros e a reunião seguiu com muita tranqüilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário