CONSELHO

OUVIDORIA MUNICIPAL DE SAÚDE - 0800 283 1219

Papel e composição

O Conselho de Saúde é um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo. Por isso deve funcionar e tomar decisões regularmente, acompanhando a execução da política de saúde e propondo correções e aperfeiçoamentos em seus rumos.

A Lei 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, define, no parágrafo primeiro, artigo segundo, o papel dos Conselhos:

- Atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, incluídos os aspectos econômicos e financeiros.

A Lei também é clara quanto à forma de composição dos Conselhos. Em primeiro lugar, garante a representação dos seguintes segmentos: governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários. Em seguida, define a paridade da composição de usuários em relação aos demais segmentos. Isto significa que 50% do número total de conselheiros será de representantes dos usuários enquanto que os outros 50% será de representantes dos demais segmentos. Neste caso, o Conselho Nacional de Saúde recomenda que as vagas sejam distribuídas da seguinte maneira: 25% para trabalhadores de saúde e 25% para prestadores de serviços públicos e privados. Os conselheiros representantes dos usuários devem ser indicados pelas entidades ou movimentos a que pertencem, mediante ampla discussão interna ou com outras entidades e movimentos afins quando há concorrência para ocupação das vagas, geralmente definidas em Plenárias Populares. Mas para que um Conselho funcione adequadamente, algumas condições são necessárias, além das previstas pela Lei. É fundamental, por exemplo, que o Conselho seja REPRESENTATIVO e tenha LEGITIMIDADE.

CALENDÁRIO

CALENDARIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CMS/UBÁ-MG.

ANO/2012

REUNIÕES ORDINÁRIAS PLENARIA DO CMS/UBÁ-MG.

PLENARIA

PLENARIA

PLENARIA

PLENARIA

PLENARIA

PLENARIA

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

10

14

13

10

08

12

Reunião da mesa

Reunião da mesa

Reunião da mesa

Reunião da mesa

Reunião da mesa

Reunião da mesa

09

07

06

03

02

05

PLENARIA

PLENARIA

PLENARIA

PLENARIA

PLENARIA

PLENARIA

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

10

14

11

09

13

11

Reunião da mesa

Reunião da mesa

Reunião da mesa

Reunião da mesa

Reunião da mesa

Reunião da mesa

03

07

04

02

06

04



Conselheiros (as) o local das reuniões do Conselho Municipal de Saúde de Ubá-MG sempre será no salão vermelho da prefeitura, com inicio as 19h00min, mesmo se você não receber a convocação observem as datas e compareça na reunião. Qualquer mudança de data a mesa informará a todos. Em caso de impedimento do titular em participar é de sua responsabilidade informar seu suplente, solicitamos ainda que os suplentes participem de todas as reuniões para que possam acompanhar os assuntos discutidos na plenária, isso lhe dará mais clareza em caso de votação. Pedimos a gentileza de obedecerem ao horário estipulado para o inicio da reunião. Solicitamos que a justificativa seja feita por escrito à mesa do Conselho Municipal de Saúde de Ubá-MG. Perderá o mandato o conselheiro que não comparecer a três reuniões consecutivas ou a cinco alternadas sem justificativa aceita pelo Conselho Municipal de Saúde de Ubá-MG.

MENSAGEM

“Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero.”

(Paulo Freire)

CARTILHAS

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE UBÁ-MG.

Minha foto
Ubá, Minas Gerais, Brazil
Sandra Regina da S. Kilesse (Presidente) Jose Geraldo Faria (Vice Presidente) Agnaldo Vale da Silva (Secretário de plenário) Oswaldo Elias Lima (Relações públicas)

Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Município de Ubá realiza a VII Conferência de Saúde


Por: Lidiana Brum e Lucimar Moura

A VII Conferência Municipal de Saúde de Ubá, “Dr. Cleber Xavier Monteiro de Castro” (in memorian), aconteceu nos dias 15 e 16 de julho, na Escola Estadual Coronel Camilo Soares, numa realização da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Momento de importância para a sociedade ubaense e da região, que reuniu mais de 200 participantes, entre eles usuários, trabalhadores, prestadores, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais autoridades para discutirem e refletirem sobre as condições de saúde da população e a gestão, expressando posições e votando questões que visam proporcionar melhorias no SUS da região. 

O Secretário de Saúde Cláudio Ponciano falou sobre as melhorias alcançadas através das Conferências Municipais. “É uma oportunidade de trazer a comunidade para conhecer e compreender o funcionamento do SUS, principalmente a gestão. Um ganho concreto foi a Conferência Municipal da Saúde Mental. Conseguimos instituir no município uma coordenação com várias ações em saúde que estão sendo implementadas”, disse.       

Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ubá José Geraldo Faria
José Geraldo Faria ressaltou a significância do evento: “Estamos iniciando mais uma jornada municipal de debates, avaliação e propostas sobre o Sistema Único de Saúde, a maior e a mais importante política pública conquistada pelo povo brasileiro na nossa história, e que apesar das enormes dificuldades que enfrenta tem se constituído em exemplo de inclusão e transformação política no Brasil”.

No dia 16, formaram-se grupos temáticos. Cada grupo com um assunto específico. A comunidade atuante, na oportunidade, questionou e criou propostas para serem votadas. Foram abordados os temas: Grupo A “Política de Saúde na Seguridade Social, seguindo os princípios da integralidade, universalidade e equidade” palestradas por Franklin Leandro Neto.

A palestra “Financiamento e o Cuidado com a Coisa Pública”, Grupo B, foi ministrada pela Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da GRS/Ubá, Fabiana Érica de Souza e pelo Gerente de Divisão de Planejamento de Gestão, da Secretaria Municipal de Saúde, Kleber de Almeida Peppe. “Não conseguimos falar de melhorias em saúde se não falarmos em dinheiro novo. Esperamos que o Estado e a União, efetivamente implementem os recursos mínimos e que sejam investidos diretamente em saúde” comentou Fabiana.

O Membro do Conselho Nacional de Saúde Arnaldo Marcolino, Grupo C, palestrou sobre “Participação da Comunidade e Controle Social”. “Não se mensura o valor de um ser humano, é um direito dele. A saúde é um direito social, não somente uma política de governo”, e complementou: “Esta Conferência serve de exemplo para a sociedade, na qual se baseia no Direito Humano. E outro fator é a sensibilização, quando a gestão a tem e assume o papel de transformação a Conferência tem tudo para dar certo”.

O Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Jorge Ramos, Grupo D, abordou sobre “A Gestão do Sistema Único de Saúde - SUS”. “Nada acontece se não houver comprometimento do poder público, nada acontece se não houver a vontade política de realizar” e acrescentou: “A sociedade também precisa reconhecer que no SUS há desafios, problemas que devem ser corrigidos, mas também há avanços que não podem ser desmerecidos”.

As propostas selecionadas pelas equipes foram apresentadas, sendo aprovadas em nível municipal, estadual e nacional. Tendo destaque: A participação da comunidade no fortalecimento da Atenção Primária no Município, a implementação das Políticas de Vigilância em Saúde e a Política de Saúde do Trabalhador da Microrregião, do Plano Diretor de Urgência e Emergência da Macrorregião Sudeste com garantia de investimentos estaduais e federais para implantação e custeio. A criação do NEP (Núcleo de Ensino e Pesquisa) para capacitação dos servidores municipais profissionais da área de saúde,a inserção do profissional de Serviço Social na Atenção Básica, entre outras.

Plenária do dia 16.07.2011.
A plenária elegeu 12 delegados paritariamente, de acordo com o regimento aprovado no dia 15 por unanimidade. Esses irão representar o Município de Ubá e defender as propostas aprovadas na Conferência Estadual de Saúde a ser realizada no período de 8 a 11 de agosto de 2011.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ubá, Rosângela Alfenas, a VII Conferência de Saúde de Ubá foi produtiva. “Participei de todas as conferências do município e, sem dúvida, esta foi a melhor realizada. Os assuntos abordados foram importantíssimos e desenvolvidos rapidamente. E se pelo menos uma dessas propostas forem aprovadas nas Conferências Estadual e Nacional, ficarei satisfeita. A VII Conferência foi excepcional”.

O Vice Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geraldo Heleno Lopes, afirmou: “Esta conferência trouxe uma mensagem de cidadania por meio da participação efetiva da sociedade. É um momento de nós cidadãos dizermos aos gestores municipais, estaduais e nacionais nossa necessidade, o que deve ser feito para a melhoria da Saúde sem esquecer da educação. Para obtermos um país desenvolvido temos que trabalhar na qualidade de vida e na seguridade social”, finalizou.

Nenhum comentário: